“Tempestade do século”: furacão Melissa atinge Jamaica e causa destruição

“Tempestade do século”: furacão Melissa atinge Jamaica e causa destruição

Foto: Redes Sociais (Reprodução)

O furacão Melissa chegou à Jamaica nesta terça-feira (28) com ventos de até 295 km/h, sendo classificado como a “tempestade do século” e o fenômeno mais poderoso já registrado na história do país. O Centro Nacional de Furacões (NHC), dos Estados Unidos, confirmou que o ciclone tocou o solo no sudoeste da ilha, próximo a New Hope, por volta das 14h (horário de Brasília).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


De acordo com o NHC, o Melissa apresenta pressão atmosférica de 892 milibares — a terceira mais baixa já registrada — e deve provocar consequências consideradas “catastróficas”. Ventos intensos, inundações repentinas e marés de tempestade com até quatro metros de altura estão entre os principais riscos. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) classificou o fenômeno como “a tempestade do século” para a Jamaica.

O governo jamaicano decretou evacuação obrigatória em diversas regiões, incluindo a capital Kingston, e abriu cerca de 900 abrigos para acolher a população. Segundo a Cruz Vermelha, o furacão deve afetar ao menos 1,5 milhão de pessoas — aproximadamente metade dos habitantes da ilha. Antes mesmo de o ciclone tocar o solo, deslizamentos de terra, quedas de árvores e apagões já haviam sido registrados.

O primeiro-ministro Andrew Holness alertou que a infraestrutura do país não é capaz de resistir a um furacão de categoria 5 e destacou que o principal desafio será a recuperação após a passagem da tempestade. Hospitais da costa sul transferiram pacientes para andares superiores devido à previsão de elevação do nível do mar. O ministro de Recursos Hídricos, Matthew Samuda, orientou que a população economize água e informou que mais de 50 geradores estão prontos para serem utilizados após o impacto.

Até o momento, sete mortes foram confirmadas no Caribe — três na Jamaica, três no Haiti e uma na República Dominicana —, além de uma pessoa desaparecida. O furacão também provocou chuvas intensas e destruição em várias ilhas da região.

Após cruzar a Jamaica, o Melissa deve atingir o leste de Cuba ainda nesta terça-feira, com alertas de furacão em vigor para as províncias de Granma, Santiago de Cuba, Guantánamo e Holguín. As autoridades cubanas já evacuaram mais de 600 mil pessoas, e há previsão de até 51 centímetros de chuva em algumas áreas. O fenômeno deve seguir em direção ao sudeste das Bahamas até a noite de quarta-feira.


BR-290 terá restrição para veículos pesados em ponte de Santa Margarida do Sul Anterior

BR-290 terá restrição para veículos pesados em ponte de Santa Margarida do Sul

Operação contra receptação de fios de operadoras de telefonia resulta em duas prisões em Santa Maria Próximo

Operação contra receptação de fios de operadoras de telefonia resulta em duas prisões em Santa Maria

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI